Dos à Deux

/ TV

Dos à Deux

DOS À DEUX – A JORNADA é um longa-documentário que conta a trajetória de uma dupla de artistas: o brasileiro, André Curti e o angolano, Artur Luanda Ribeiro, fundadores da premiada companhia franco-brasileira de teatro gestual DOS À DEUX, com direção de Roberto Bomtempo.

Não há, até o momento, nenhum livro publicado ou registro feito que se considere relevante como documento da companhia que já se apresentou nos cinco continentes do Globo ao longo dos seus 23 anos de existência.

O longa-metragem suprirá essa lacuna proporcionando ao espectador uma vivência criativa e imagética diante da história de uma das companhias teatrais mais importantes do mundo.

Filmado na França, Portugal, Coreia do Norte e Brasil, e se utilizando de um vasto material de registro ao longo de mais de 20 anos, o documentário mostra a jornada de trabalho e de vida dessa dupla de artistas.

Compartilhando com o espectador o funcionamento de seu processo criativo: como criam, escrevem, atuam e dirigem juntos; desvendando como nasceu cada um dos espetáculos e suas turnês por mais de 50 países em todo o mundo.

O documentário entrega ao público um inventário de memórias a partir de depoimentos, mas não só: Compila imagens em vários suportes: Super-8; VHS, Mini DV, entre outros, captadas durante as viagens de turnê onde eles estiveram.

Um riquíssimo e inédito registro da arte teatral e sua potência multicultural.

SINOPSE

TEASER

Criada em 1997, DOS À DEUX nasce do encontro entre André e Artur num festival de teatro em Paris, quando decidem fazer juntos uma pesquisa teatral sem a utilização da “palavra falada” inspirada na obra “Esperando Godot”, de Samuel Beckett.

A partir daí, a parceria se consolida assim como o trabalho na direção de um teatro não-textual. Batizam de Teatro Gestual, uma linguagem cênica que mistura teatro, dança, manipulação de objetos, jogos de luz e efeitos de ilusionismo. Os recursos são usados para criar a linguagem de um teatro sem palavras. O corpo ( e seu treino contínuo  e resiliente) é o elemento fundamental para guiar a ação dramática. Cenário, figurino, trilha sonora e iluminação tornam-se essenciais para a narrativa ser contada.

Alternando-se como autores, encenadores, iluminadores e cenógrafos, a dupla, baseada em paris/FR, explora a teatralidade do gesto e do movimento na construção de histórias.

A Cia. DOS À DEUX tem seu trabalho reconhecido mundialmente por seu rigor estético e sua plasticidade, além de colecionar dezenas de prêmios angariados em muitos dos países onde circulou.

Sobre a Cia Dos à Deux

Rua Guilhermina Guinle, 296/503

Botafogo – Rio de Janeiro – RJ

Brasil

CEP 22270-060